Retrospectiva Zonas de Compensação

Retrospectiva Zonas de Compensação

Na véspera da abertura da exposição que trará os trabalhos dos participantes do Projeto de Extensão Zonas de Compensação (que ocorreu durante 2012, no IA-Unesp) mostraremos aqui um pouco do que aconteceu durante o ano passado nos workshops e encontros.

rosangella

Prof. Dra. Rosangella Leote

Em abril, houve a abertura com a apresentação do projeto pela coordenadora Prof. Dra. Rosangella Leote. No mesmo dia, ocorreu o workshop Vou te contar-me, ministrado por Inês Moura e Sofia Costa Pinto.

“Este trabalho é um diálogo entre as duas artistas na condição de estrangeiras. Inês, portuguesa no Brasil e Sofia, brasileira em Portugal. O ponto de partida são escritos que cada uma entregou à outra sobre suas memórias-paisagens de seu país de origem”.

DSC_0211

Inês Moura em Vou Te Contar-Me

Em Maio ocorreu o workshop R.U.A.: Realidade Urbana Aumentada – Cartografias Inventadas, ministrado pela Prof. Dra. Lilian Amaral, com a participação de convidados e colaboradores nacionais e internacionais.

_DSC0154

Prof. Dra. Lilian Amaral

O workshop foi dividido em quatro partes:

“1. Perspectivas atravessadas: corpo/espaço individual e corpo coletivo a partir de paisagens sonoras e visuais (sons humanos, urbanos, máquinas), registros fotográficos, videográficos, desenhos, esculturas, PerformatiCidades.

2. Cartografias afetivas digitais: localização – mobilidade, locatividade, interatividade – narrativas artísticas em realidade urbana aumentada compiladas em mapas/cartografias digitais.

_DSC0158

R.U.A. – Realidade Urbana Aumentada

3. Atravessamentos poéticos: participações e colaborações de artistas, pesquisadores, autores nacionais e internacionais compondo cartografias afetivas em contexto transibérico.

4. ObraProcesso: projeto coletivo e colaborativo. Composição urbana e cartografias inventadas em processo. ”

Em junho ocorreu o Workshop Internacional de Criação de Jogos Digitais – Brasil/Espanha, realizado por José Luis Gomez Eguia e Ruth S. Contreras Espinosa (organizado por Hermes Renato Hildebrand em parceria com a PUC-SP/TIDD).

S1330088

Participantes do Projeto Zonas de Compensação

Para o encontro de julho, a ideia era que os participantes refletissem sobre os conceitos que lhes foram apresentados e começassem a pensar nas propostas para a exposição (que ocorrerá agora, em abril de 2013)

Em agosto, ocorreu o workshop Apropriação de Sistemas Interativos, desenvolvido pelo Grupo cAt – ciência/Arte/tecnologia – IA-Unesp/CNPq. Dividido em duas partes:

15

André Damião Bandeira

A primeira foi Artista/Programador- Introdução à programação em Pure Data, ministrado por André Damião Bandeira. 

 

“Neste encontro, falou-se sobre o paradigma artista/programador, apresentando softwares de programação visual, especialmente o Pure Data e obras realizadas com esse programa. […]”

13b

Apropriação de Sistemas Interativos – Artista/Programador- Introdução à programação em Pure

A segunda foi Revisitando Muybridge, ministrado por Fernando Fogliano.

“Neste encontro, o objetivo foi utilizar a Placa Arduino para explorar alguns dos experimentos do célebre fotógrafo inglês Eadweard Muybridge.”

_DSC0050

Fernando Fogliano em Apropriação de Sistemas Interativos – Revisitando Muybridge

Ainda em agosto, ocorreu o workshop Percepção: o real e o virtual nas dimensões visuais e sonoras, ministrado por Prof. Dra. Anna Barros com a participação especial do  Prof. Dro. Anselmo Guerra.

DSC_0097

Prof. Dr. Anselmo Guerra e Prof. Dra. Anna Barros

“A oficina propôs uma abordagem conceitual das diferenças perceptivas que ocorrem no espaço real (arte tradicional, bi e tridimensional) e no espaço virtual (arte digital, computadorizada) com alcance no mundo em escala atômica da nanoarte. A proposta foi multidisciplinar – visual e sonora – direcionada para artistas, estudantes e interessados pelas duas áreas.”

DSC_0041

Percepção: o real e o virtual nas dimensões visuais e sonoras

S1430055

Rodrigo Rezende de Souza e Fernanda Carolina Armando Duarte

Em setembro, foi a vez do workshop Ferramentas Interativas para Cenografia Digitalministrado por Fernanda Carolina Armando Duarte e Rodrigo Rezende de Souza, integrantes do coletivo RE(C)orgnize.

“Os integrantes do coletivo RE(C)organize demonstraram as técnicas e ferramentas aplicadas na construção da cenografia digital interativa do show musical Sala das Paredes Invisíveis, projeto em desenvolvimento com a banda Aos maníacos Símeis e em parceria com a dupla de arquitetos Ivan Mazel e Nina Romero. Após o  workshop, o grupo realizou um ensaio aberto com a presença dos músicos e arquitetos.”

S1430176

Ferramentas Interativas para Cenografia Digital

Em outubro, ocorreu o workshop Relações entre Neurociência e Neuroestética com os Campos de Criação e Ciência, ministrado pelo Prof. Dr. Raúl Niño Bernal.

S1450033

Prof. Dr. Raúl Niño Bernal

O workshop foi divido em quatro encontros e, em cada um, foi falado sobre uma especificidade da relação entre Neurociência e Neuroestética.

No primeiro foram os conceitos relacionados as Ciências da Criação, no segundo as Ciências da Complexidade, no terceiro a Estética e Vida Artificial e, por fim, Sistemas não-lineares: biopolítica – uma vida do possível (nesta temática estão envolvidos muitos outros assuntos abordados por Raúl Niño, como a questão do cérebro digital: acontecimentos estéticos das novas tecnologias).

O último workshop do ano foi Performance/ Music For Brain Wavesministrado por Luca Forcucci, artista que utiliza o corpo como elemento na composição musical.

Foi apresentado parte de seu processo criativo e pesquisa “Música para Ondas Cerebrais” onde em uma exploração de embodiement o compositor utiliza sensores EEG conectados ao cérebro como ferramenta para compor música. A composição se dá a partir da relação do corpo com o espaço arquitetônico.

DSC09386

Luca Forcucci

Depois de explicar seu trabalho, Forcucci realizou uma performance para demostrar o resultado destes processos.

***

Como resultado final de tudo o que ocorreu em 2012, neste mês (Abril de 2013), haverá a Exposição: Zonas de Compensação – versão 1.0, que apresentará diversos trabalhos dos participantes do projeto.

Exposição de Arte e Tecnologia Zonas de Compensação – versão 1.0

Quando: de 11 a 27 de Abril de 2013, das 9h00 as 19h00

Onde: Galeria do Instituto de Artes da Unesp

Endereço: Rua Dr Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda – São Paulo/SP

EM BREVE PROGRAMAÇÃO E MAIORES INFORMAÇÕES

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s